quarta-feira, 12 de junho de 2013

Interpretação Musical - A Casa
O objetivo dessa atividade é trabalhar a letra da música A Casa, de Vinícius de Morais, utilizando técnicas variadas onde a criança, além de cantar, entenderá o significado de cada frase da música, interpretando a letra, fazendo relaxamento, propiciando a socialização, brincando com a expressão corporal e participando ativamente da atividade proposta.

Formulação dos Problemas
• Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, etc.?
• Vocês sabem algumas histórias?
• Vocês gostam de ver revistas? Quais?
• Vocês gostam de músicas? Quais?
Tempo da Atividade
• 2 ou mais aulasMaterial• Música - A Casa, de Vinícius de Morais, letra e música se tiver;
• giz e lousa;
• sucata;
• papel espelho para dobradura;
• papel, lápis colorido ou tinta para desenho livre ou pintura em papel craft.
• Letra da Música - A CasaEra uma casa, muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia, entrar nela não!
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia, fazer pipi!
Porque penico, não tinha ali
Mas era feita, com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero.
Vinícius de Morais

Planejamento1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição

Temas Transversais
• Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade;
Trabalho coletivo,compartilhar descobertas.
• Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

Execução• Sensibilização:
Sugestões:*O professora deve cantar a música, acompanhada pelas crianças, estimulando-as a expressarem-se corporalmente.
* Pode também desenhar uma casa na lousa e, em seguida apagá-la, pedindo ajuda para que as crianças também o façam.• Concretização:
*Questionar por que a casa some? Como é a casa de cada um, o que acontece com a casa dos nossos sonhos, como são as outras casas.
*Trazer a criança para a nossa realidade, fazendo comentários sobre quem não tem casa; pode-se explorar os diferentes materiais de que as casas podem ser feitas; porque não podia entrar na casa (na música)
*É interessante trabalhar com as emoções das crianças, estimulando-as a verbalizar suas próprias emoções.
*Contextualizar o regionalismo e costumes com dormir na rede.
*Explicar o significado de feita com muito esmero.
*Trabalhar o ritmo, com acompanhamento das palmas; explorar a movimentação do corpo durante a canção, propiciando um relaxamento corporal.• Integração:Geografia e História: fazer comentários sobre quem não tem casa; pode-se explorar os diferentes materiais de que as casas podem ser feitas.
Contextualizar o regionalismo e costumes com dormir na rede.
Português: explorar o significado de feita com muito esmero.
Educação Física: Trabalhar o ritmo, com acompanhamento das palmas; explorar a movimentação do corpo durante a canção.Conclusões e Aplicações
Na finalização, sugerimos a construção de uma ou várias das atividades a seguir: casa feita de sucata por cada criança da sala; dobradura da casa em papel espelho; desenho livre ou pintura em papel craft (em conjunto) o que poderá estimular a sociabilização e a criatividade que são muito importantes nessa fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário