Atividade avaliativa - Interpretação 7º ano
Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa - Data:
_____/_____/_____ Valor: ______
Aluno(a): ________________________________________Nº: ____ Turma: _______
Aluno(a): ________________________________________Nº: ____ Turma: _______
Tatuagem
Enfermeira inglesa de 78 anos manda tatuar mensagem no
peito pedindo para
não proceder a manobras de ressuscitação em caso de
parada cardíaca.
(Mundo Online, 4, fev., 2003)
Ela não era enfermeira (era secretária), não era inglesa
(era brasileira) e não tinha 78 anos, mas sim 42; bela mulher, muito
conservada. Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa. Foi procurar um
tatuador, com o recorte da notícia. O homem não comentou: perguntou apenas o
que era para ser tatuado.
– É bom você anotar – disse ela – porque não será uma
mensagem tão curta como essa da inglesa.
Ele apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar.
– “Em caso de que eu tenha uma parada cardíaca” – ditou ela
–, “favor não proceder à ressuscitação”.
Uma pausa, e ela continuou:
– “E não procedam à ressuscitação, porque não vale a pena. A
vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
Ele continuou escrevendo, sem dizer nada. Era pago para
tatuar, e quanto mais tatuasse, mais ganharia.
Ela continuou falando.(...). Àquela altura o tatuador, homem
vivido, já tinha adivinhado como terminaria a história (...). E antes que ela
contasse a sua tragédia resolveu interrompê-la.
– Desculpe, disse, mas para eu tatuar tudo o que a senhora
me contou, eu precisaria de mais três ou quatro mulheres.
Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pôde. Depois,
convidou-a para tomar alguma coisa num bar ali perto.
Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem. (...).
Ele fez uma tatuagem especialmente para ela, no seu próprio peito. Nada de
muito artístico (...). Mas cada vez que ela vê essa tatuagem, ela se sente
reconfortada. Como se tivesse sido ressuscitada, e como se tivesse vivendo uma
nova, e muito melhor, existência.
(Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 10/03/2003.)
1- O trecho da crônica que mostra que o cronista inspirou-se
em um fato real é
(A) a notícia, retirada da Internet, que introduz a crônica.
(B) as manobras de ressuscitação praticadas pelos médicos.
(C) a reprodução da conversa entre a secretária e o
tatuador.
(D) a história de amor entre a secretária e o tatuador.
2- O fato gerador do conflito que constrói a crônica
é a secretária
(A) ser mais jovem que a enfermeira da
notícia. (B) concluir que
a vida não vale a pena.
(C) achar romântica a história da
enfermeira
(D) ter se envolvido com o tatuador.
3- Um trecho do texto que expressa uma opinião é
(A) “Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa.”
(B) “O homem não comentou; perguntou apenas o que era para
ser tatuado.”
(C) “A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
(D) “Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pôde.”
4- O trecho do texto que retrata a consequência após o
encontro da secretária com o tatuador é
(A) “Foi procurar um tatuador, com o recorte da notícia”.
(B) “Ele apanhou um caderno e um lápis e dispôs-se a
anotar”.
(C) “E antes que ela contasse a sua tragédia resolveu
interrompê-la”.
(D)” Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem”.
É preciso se levantar cedo?
A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante
de nós sua sequência de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura do
grande contador de histórias turco, Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa
matéria. Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente, ao qual é
fundamental que nós nos acomodemos.
Deste modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe
disse:
– Você devia se levantar cedo, meu filho.
– E por quê, pai?
– Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me levantei ao
amanhecer e encontrei um saco de ouro no meu caminho.
– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?
– Não, não – disse o pai. – Ele não estava lá na noite
anterior. Senão eu teria percebido ao voltar para casa.
– Então – disse Nasreddin –, o homem que perdeu o ouro tinha
se levantando ainda mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar
cedo não é bom para todo mundo.
(CARRIÈRE, Jean-Claude. O círculo dos mentirosos:
contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.)
5- O diálogo entre pai e filho permite entender que
(A) pai e filho não se dão bem.
(B)
pai e filho têm os mesmos hábitos.
(C) pai e filho encontraram um saco de ouro.
(D) pai e filho pensam de forma diferente.
6- O uso do vocábulo “então”, que abre a fala final
de Nasreddin, serve para que apresente ao seu pai
(A) a conclusão que tirou da resposta.
(B)
a hora de encerrarem aquela conversa.
(C) a justificativa para acordar mais tarde.
(D) a hipótese de que estava com a razão.
O silêncio do rouxinol
[...]
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um
rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada
faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da
vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma
varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A
partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta
Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao
pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola.
Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela,
levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado,
longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei
a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de
gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de
chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então,
decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do
pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele
não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos
filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
7- O fato que gera o conflito na história é o pássaro
(A) possuir uma voz excepcional. (B) ter
emudecido. (C) ser um rouxinol. (D) encantar a
vizinhança.
8- No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da
multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
(A) de vez em quando. (B) durante muito tempo.
(C) pousado em um fio. (D) sem cobrar por isso.
9- A decisão de não mais cantar, comunicada pelo
rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o
homem
(A) não entender a tradução. (B) ficar
desesperado. (C) libertar o rouxinol. (D)
silenciar o rouxinol.
10- O trecho do texto que contém uma opinião é
(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”
(D) “E lhe devolveu a liberdade.”
1 - (A) a notícia, retirada da Internet, que introduz a
crônica
2 - (B) concluir que a vida não vale a pena.
3 - (C) “A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
4 -(D)” Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem”.
5 - (D) pai e filho pensam de forma diferente.
6 - (A) a conclusão que tirou da resposta.
7 - (B) ter emudecido.
8 - (B) durante muito tempo.
9 - (C) libertar o rouxinol.
10 - (A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”
2 - (B) concluir que a vida não vale a pena.
3 - (C) “A vida é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
4 -(D)” Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem”.
5 - (D) pai e filho pensam de forma diferente.
6 - (A) a conclusão que tirou da resposta.
7 - (B) ter emudecido.
8 - (B) durante muito tempo.
9 - (C) libertar o rouxinol.
10 - (A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário