Artes:Danças
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender que a dança não tem padrões pré-estabelecidos.
Duração das atividades
3 horas- aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o
aluno
- Atividades ritmicas (pequenas coreografias) e expressivas
(expressão corporal, através do teatro).
Estratégias e recursos da aula
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O rádio está ligado e toca sua música preferida, isso te
envolve e você começa a acompanhar o ritmo da música, seja batendo a mão em um
objeto, batendo o pé no chão ou simplesmente deixando-se levar pela música e
dando uma "sacudida" no seu corpo, isso é o que a música traz
consigo, a imensa vontade de se entregar e dançar, deixando a música nos levar.
Professor, questione os estudantes:
- Quando
ouvem música, o que sentem?
- Que
estilo musical mais lhe agradam?
- Que
sentimentos afloram quando uma música toca o seu coração?
PROBLEMATIZAÇÃO
Sugerimos as seguintes imagens para serem apresentadas a
turma, e se possível, acompanhadas de um som de acordo com o estilo:
CULTURAVOTORANTIM.COM.BR Disponível em: http://www.culturavotorantim.com.br/media/image/noticias/curso_ballet/dan%C3%A7ando%20de%20qualquer%20forma%201.jpg
acessada em: 16/11/2009.
EUPODIATAMATANDO.COM Disponível em: http://www.eupodiatamatando.com/wp-content/uploads/2007/08/baile_funk_rio_de_janeiro.jpg
acessada em: 16/11/2009.
BICODOCORVO.COM.BR Disponível em: http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/02/foto-aulas-danca-3.jpg
acessada em 16/11/2009.
Questione a turma:
- Qual
sua percepção ao observar uma imagem e ao ver alguém dançando?
- Quais
destas imagens caracterizam seu gosto?
- Já
observou, pessoalmente, danças como estas apresentadas?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Todo gesto expressado por meio da dança traz consigo alguns
significados, intuições, emoções, técnica e espontaneidade, podendo estas
ocorrerem isoladas umas das outras, ou em total harmonia entre elas.
Um exemplo: você ouve uma música qualquer e começa a dançar,
observe seus gestos: eles são espontâneos ou influenciados por gestos que estão
sendo passados pela mídia? Casos esses gestos sejam influenciados por modelos
que você já viu, quais são os significados e sentidos das mensagens que estão
nestes gestos prontos? Qual a vantagem em copiá-los? Por que copiá-los?
Atividade
Neste momento vamos experimentar as sensações.
1. Coloque várias músicas de estilos diferentes para que os
alunos possam dançar, cada um a seu modo, peça para que cada um se deixe levar
pelo ritmo sugerido. Perceba que se for uma música com coreografia pronta,
automaticamente os alunos repetirão os movimentos pre estabelecidos.
2. Peça para que façam movimentos diferentes dos pré estabelecidos
pelo estilo.
Roteiro de discussão
1. Você sentiu dificuldade para elaborar novos movimentos?
2. Por que temos dificuldades em elaborar novos movimentos
quando as coreografias já estão prontas?
3. O que podemos fazer para não seguirmos regras pré
estabelecidas?
4. Qual a sensação em estar envolvido em um padrão pré
estabelecido? Por que não mudar?
A reflexão sobre o movimento o torna mecanizado ou rotulado,
e romper com isso não é fácil, não é?
Isso tudo é culpa da indústria cultural que é fruto do
sistema capitalista, sendo seu principal objetivo a venda de mercadorias e isso
acontece, também, com muitas danças, criadas apenas para atrair o público a
consumir os produtos que elas vendem.
Nesse momento leve seus alunos a refletir sobre a questão
das mensagens veiculadas por uma dessas músicas. Apresente um trecho de música
que a mídia traz para dentro das nossas casas.
Ela só pensa em beijar (Mc Leozinho)
Se ela dança eu danço
Balancei no balanço nesse doce encanto que me faz cantar
Que é quando eu te vejo
Desperta o desejo
Eu lembro do seu beijo e não paro de sonhar
Eu viajei no teu corpo
Descobri o teu gosto
Deslizei no teu rosto só pra te beijar
Se ela dança eu danço
Balancei no balanço nesse doce encanto que me faz cantar
Que é quando eu te vejo
Desperta o desejo
Eu lembro do seu beijo e não paro de sonhar
Eu viajei no teu corpo
Descobri o teu gosto
Deslizei no teu rosto só pra te beijar
Discuta com seus alunos.
1. Observe os sentidos que podem ser trazidos com a
música. O que você consegue observar ao ouvir/ler este trecho de música?
2. Você já parou para pensar na mensagem veiculada
por essa letra?
3. Qual é a mensagem em relação ao corpo e a
sensualidade, que está explicitada?
Você consegue perceber que algumas letras de músicas são
apenas jogos de palavras e que tem o objetivo de nos influenciar no modo de
ser, pensar e agir? Sem contar que as coreografias trazidas com estas estão
formadas por coreografias que podem "vulgarizar" e expor o corpo,
enfatizando movimentos sugestivos?
Qual a sua opinião?
- Devemos
repetir coreografias como esses estilos de dança apresentados?
- Devemos
dançar conforme a música? Ou será que é possível dançar considerando as
experiências que cada indivíduo viveu, tendo em conta o grupo ao qual
pertence, suas possibilidades de movimento e expressando-se de maneira
própria?
- O
que sugere?
Atividade
Peça para que os alunos conversem com pessoas da
família/comunidade, que tenham a idade de seus avós e questione:
1. Como a dança era praticada por pessoas quando eram
jovens?
2. Qual era o significado da dança para essas
pessoas?
3. Em quais ambientes eles tinham contato com a
dança?
4. Quais eram os problemas enfrentados?
5. Como era a participação das pessoas?
6. Qual era o estilo musical ouvido ou dançado?
Atualmente como você pratica a dança? Qual é o significado
dos movimentos, gestos, para as pessoas que praticam? Com essas informações
podemos organizar um fórum de discussões.
Divida a turma em três grupos:
Grupo 1: defenderá a idéia de dança enquanto
manifestação cultural, elaborando argumentações e estratégias de convencimento.
Grupo 2: será contrário a idéia proposta pelo grupo 1
e deverá apresentar argumentos para convencer os colegas.
Grupo 3: medi ará as discussões.
Cada grupo utilizará o gest o, o movimento, para a defesa
dos seus posicionamentos.
CATARSE
A dança é um elemento significativo em nossa cultura.
Podemos usar como exemplos: o carnaval, o carnaval fora de época (Nordeste), a
festa do bumba meu boi (Parintins), as comemorações juninas de diversos
Estados, como por exemplo: nos festivais de dança em Joinvile, nas academias de
dança espalhadas por todo país, entre outros. São muitos os significados que a
dança pode representar em nossas vidas e na sociedade. O estudante poderá
expressar suas idéias através de produções textuais, durante as discussões e
trabalhos na aula. Combine com a turma.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Vamos organizar uma proposta de dança na escola, uma mostra.
Os grupos devem discutir e elaborar os critérios que serão seguidos,
considerando alguns objetivos:
- Discutir e eleger um, tema que possibilite nortear as
apresentações.
- Escolher os estilos de danças, tais como: da cultura
popular, danças de salão, danças técnicas e danças folclóricas.
- Discutir e apresentar aspectos como: características da
dança, contexto cultural, entre outras coisas.
- Discutir a letra da música escolhida.
- Assegurar a participação de todos.
Recursos Educacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário