sexta-feira, 14 de junho de 2013

Diâmicas



MINHA ARTE
Técnica:
CRIATIVIDADE
Objetivos:
* Proporcionar o afloramento da criatividade
* Aquecimento
* Experimentar sentimentos autênticos
Tipo de Grupo: Independente
Tamanho do Grupo: Mínimo de 3 e Máximo de 10 participantes
Tempo Necessário: Cerca de 45 Minutos
Materiais:
1. Muitas folhas de papel sulfite
2. Lápis de cera coloridos
3. Fita adesiva
Arranjo Físico:
Sala suficientemente ampla, com chão de madeira ou fórmica.
Processo:
1. Solicitar que o grupo se sente no chão,
2. Informar que irão fazer desenhos livres e que poderão utilizar qualquer cor para os desenhos,
3. Dar ao grupo 15 minutos para a execução de suas artes,
4. Afixar todos os desenhos, lado a lado numa parede e solicitar que cada uma das pessoas informe “o que” e o “por que” de seu desenho,
5. Informar que qualquer um dos participantes poderá alterar o desenho de qualquer dos demais participantes, menos o seu,
6. Após a tarefa cumprida, solicitar que expressem o sentimento a respeito daquela mudança.
Vai aqui umas dicas de Dinâmicas(Jogos Teatrais) bem legais para fazer com os alunos:
* Faça o grupo imaginar as diferenças no modo de andar, falar e agir e suas fisionomias, entre jovens,bebes, bêbados, animais, idosos...depois o grupo de pé na sala vai expressar livremente estes modos conforme você fala a mudança: O Velho, O bebê, o cego, o pássaro, o gato, o lenhador, o músico pianista, o violinista, o cantor, o pintor, a lavadeira, a mamãe, o papai,etc..


* colocar uma música de natureza, deixar que deitem no chão se quiserem, falar bem baixinho para eles fecharem os olhos, sentir q estão caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma árvore ,morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que vê além da copa das árvores, além de montanhas lá longe, além do fundo do lago ou rio que te ali....
depois pedir pra fazerem um desenho rico em detalhes sobre o que viu,sentiu,ouviu....


* faça com que em silêncio se possível, com música calma de fundo, Cada aluno observe sua mão, as linhas ,os dedos,seus braços seu corpo, pernas, pés(podem tirar os calçados e meias), cabelos conforme vc dá as ordens da mudança de membros, depois eles tentam desenhar-se.
1. Recreio com cores
A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores
2. Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
3. Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados.
Exemplos:
"Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.)
"Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.
Os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...
1. VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
Os alunos opinam, registram e ilustram!
2 - A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
3 - A Árvore da Vida
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
A docente propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre.
Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem).
Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore.
Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
4 - Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!!



                                      08
 Tema: Adaptação - Integração

Tempo de duração: Mês de fevereiro

Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade,
 novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período
de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase
de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança.
Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da
melhor forma possível.

Objetivos

-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
 cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário