Essa dinâmica para o inicio de ano letivo tem por objetivo
levar as alunos a perceberem que os direitos também são baseados em
necessidades. Desenvolve o relacionamento interpessoal, comunicação e
responsabilidade.
Materiais: Folhas de papel; marcadores.
Procedimento: Os professores dividem as os alunos em grupos
de 5 e lêem o seguinte texto:
"Imagina que descobriras um novo país, onde ninguém
tinha vivido antes, e onde não havia leis nem regras. Tu e os outros membros do
teu grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabes que tipo de estatuto
vais ter lá.”
Individualmente, o aluno escreve uma lista com três direitos
que pensa serem essenciais para toda as pessoas que vão habitar este país.
Assim, o professor pede para as pessoas partilharem o que
escreveram e concordarem numa lista de 10 direitos que o grupo ache que devam
ser garantidos.
Eles deverão dar um nome ao país e escrever numa grande
folha de papel juntamente com a sua lista.
Cada grupo apresenta a sua lista aos outros estudantes.
Se houver direitos que surjam repetidos o professor ou
educador deverá assinalar com uma cruz.
Depois de todos os grupos terem apresentado, o professor
pede para as pessoas encontrarem (se houver) direitos que se contradigam.
Dicas: Questões para discussão:
Será que esta lista pode ser totalmente racionalizada?
Poderão direitos semelhantes estar agrupados em conjunto?
Quão perto da realidade estará esta lista?
No que o grupo se baseou para construir a lista?
Como ocorreu o trabalho
nos grupos?
Como avaliam a atividade?
Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?
Observar se os alunos tem boa imaginação e se ocorreu
identificação entre os participantes
da dinâmica.
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