quarta-feira, 1 de julho de 2015

ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA PARA 4° E 5° ANOS

ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA PARA 4° E 5° ANOS 

                 ATIVIDADES  GRAMATICAL E ORTOGRÁFICAS

                 CONTEÚDO: ORTOGRAFIA, NUMERAL, SÍLABA TÔNICA ,
TEMPO VERBAL, ADVÉRBIO DE TEMPO, VERBO,
EMPREGO DO S e SS, EMPREGO DO R/RR – R/L – E/EL.

1- Leia com muita atenção e complete o texto abaixo usando S ou SS. 
BILOCA
     Juninho estava na calçada, com uma cachorrinha no colo, quando apareceu o Beto...

     - Biloca, se você fizer i___o outra vez, vai me matar de susto.
        - Que conver___a é essa, Juninho? Com quem você está falando?
      - Com a Biloca, minha cachorrinha. Você não viu o que ela fez?
       - Não vi, não! O que foi?
       - Mas como?
       - Embaixo do táxi. Eu estava brincando com ela e a bola, na calçada.Ni____o, a bola rolou para a rua e a Biloca foi atrá___. Será que ela não viu o táxi? Ele freou tão forte, que me deixou gelado. A bola podia furar que eu arranjava outra, mas a Biloca... Nenhuma cachorrinha do mundo podia ficar no lugar dela. Já imaginou se ela morre____e?
         - É, o melhor é você deixar a Biloca pre____a dentro de ca____a.
         - Pre___a dentro de ca___a? Mamãe fica louca. Biloca não para de latir.
         - Então, ponha uma correia nela e fique segurando.
         -___egurar correia?... Ah, não! Não quero virar pri____ioneiro de Biloca.
        - Pois então, até logo. Re___olva seu ca___o  sozinho.

 2) Ditado Ortográfico R/RR – R/L – E/EL.( Ouça com atenção e escreva as palavras no quadro abaixo).

 1 -
 4 -
 2 -
 5 -
 3 -
 6 -
 3- Observe as palavras. Depois reescreva as que possuem dígrafos.


LINGUIÇA QUEIJO TANQUE FOGUEIRA 


AMIGUINHO SEQUÊNCIA GUINDASTRE CONSEQUÊNCIA 


AGUENTAR COLOQUIAL QUIBE CONSEQUENTE 


FREQUÊNCIA SEQUESTRO
________________________________________________________________________
 ________________________________________________________________________
4- Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
( A ) numeral cardinal
( B ) numeral ordinal
( C ) numeral multiplicativo
( D ) numeral fracionário
( E ) numeral coletivo

1. (   ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
2. (   ) Vitor é o  décimo terceiro classificado no concurso de desenhos escola.
3. (   ) Ainda resta metade do bolo.
4. (   ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5 (   ) Ele recebeu dois terços das peças do quebra cabeça.
  5) Observe com atenção a cena abaixo:
 
 Agora construa uma frase para cada tipo solicitado:
a)Declarativa:_____________________________
b) Exclamativa:______________________________
c) Interrogativa__________________________
d)Negativa:________________________
6- Separe as sílabas das palavras.
 Reflexão______________________________
Complexo_____________________________
Crucifixo______________________________ Exagero______________________________
7-  Conjugue os verbos a seguir nos tempos pedidos.
PRETÉRITO IMPERFEITO
ANDAR
COMER
DIVIDIR


















PRETÉRITO PERFEITO 
ANDAR
COMER
DIVIDIR


















FUTURO DO PRETÉRITO
ANDAR
COMER
DIVIDIR





















 8- Leia as palavras abaixo e escreva uma frase com os antônimos de cada uma delas:
a) Acima _______________________________________
b) Na frente ____________________________________
c) Longe ______________________________________
d) Depressa  ____________________________________
e) Menos ______________________________________
f) Pior _________________________________________
9) Leia com atenção as frases abaixo, pontuando corretamente: ( ! ) ( . ) ( ? ) ( . . . )
 a) Wandson o que você está fazendo aí ____
 b) Steffany o doce está uma delícia ____
 c) Venha aqui Ester ____
d)  Você está aí né ____


Nenhum comentário:

Postar um comentário