ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA PARA 4° E 5° ANOS
ATIVIDADES GRAMATICAL E ORTOGRÁFICAS
CONTEÚDO: ORTOGRAFIA, NUMERAL, SÍLABA TÔNICA ,
TEMPO VERBAL, ADVÉRBIO DE TEMPO, VERBO,
EMPREGO DO S e SS, EMPREGO DO R/RR – R/L – E/EL.
1- Leia com muita atenção e complete o texto abaixo usando S ou SS.
BILOCA
Juninho estava na calçada, com uma cachorrinha no colo, quando apareceu o Beto...
- Biloca, se você fizer i___o outra vez, vai me matar de susto.
- Que conver___a é essa, Juninho? Com quem você está falando?
- Com a Biloca, minha cachorrinha. Você não viu o que ela fez?
- Não vi, não! O que foi?
- Mas como?
- Embaixo do táxi. Eu estava brincando com ela e a bola, na calçada.Ni____o, a bola rolou para a rua e a Biloca foi atrá___. Será que ela não viu o táxi? Ele freou tão forte, que me deixou gelado. A bola podia furar que eu arranjava outra, mas a Biloca... Nenhuma cachorrinha do mundo podia ficar no lugar dela. Já imaginou se ela morre____e?
- É, o melhor é você deixar a Biloca pre____a dentro de ca____a.
- Pre___a dentro de ca___a? Mamãe fica louca. Biloca não para de latir.
- Então, ponha uma correia nela e fique segurando.
-___egurar correia?... Ah, não! Não quero virar pri____ioneiro de Biloca.
- Pois então, até logo. Re___olva seu ca___o sozinho.
2) Ditado Ortográfico R/RR – R/L – E/EL.( Ouça com atenção e escreva as palavras no quadro abaixo).
1 -
|
4 -
|
2 -
|
5 -
|
3 -
|
6 -
|
3- Observe as palavras. Depois reescreva as que possuem dígrafos.
LINGUIÇA QUEIJO TANQUE FOGUEIRA
AMIGUINHO SEQUÊNCIA GUINDASTRE CONSEQUÊNCIA
AGUENTAR COLOQUIAL QUIBE CONSEQUENTE
FREQUÊNCIA SEQUESTRO
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4- Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
( A ) numeral cardinal
( B ) numeral ordinal
( C ) numeral multiplicativo
( D ) numeral fracionário
( E ) numeral coletivo
1. ( ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
2. ( ) Vitor é o décimo terceiro classificado no concurso de desenhos escola.
3. ( ) Ainda resta metade do bolo.
4. ( ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5 ( ) Ele recebeu dois terços das peças do quebra cabeça.
5) Observe com atenção a cena abaixo:
Agora construa uma frase para cada tipo solicitado:
a)Declarativa:_____________________________
b) Exclamativa:______________________________
c) Interrogativa__________________________
d)Negativa:________________________
6- Separe as sílabas das palavras.
Reflexão______________________________
Complexo_____________________________
Crucifixo______________________________ Exagero______________________________
7- Conjugue os verbos a seguir nos tempos pedidos.
PRETÉRITO IMPERFEITO
ANDAR
|
COMER
|
DIVIDIR
|
PRETÉRITO PERFEITO
ANDAR
|
COMER
|
DIVIDIR
|
FUTURO DO PRETÉRITO
ANDAR
|
COMER
|
DIVIDIR
|
8- Leia as palavras abaixo e escreva uma frase com os antônimos de cada uma delas:
a) Acima _______________________________________
b) Na frente ____________________________________
c) Longe ______________________________________
d) Depressa ____________________________________
e) Menos ______________________________________
f) Pior _________________________________________
9) Leia com atenção as frases abaixo, pontuando corretamente: ( ! ) ( . ) ( ? ) ( . . . )
a) Wandson o que você está fazendo aí ____
b) Steffany o doce está uma delícia ____
c) Venha aqui Ester ____
d) Você está aí né ____
Nenhum comentário:
Postar um comentário