O VILARES
Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles
era o Velares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e
de franzir as sobrancelhas autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos
nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o
brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia
nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era
chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a
guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao
gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém,
chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os
seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua
vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é
mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de
pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e
amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que
ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para
ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai
nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E
louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa
ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.
(VIRIATO CORREA.)
Após a leitura do texto responda às questões:
1. Quais são as personagens do texto?
2. Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da
história?
3. O autor descreve o Vilares informando algumas
características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os
aspectos físicos do Vilares.
4. Que outro título você daria ao texto?
5. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do
texto:
a. ( ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. ( ) A meninada da escola costuma mover guerra
surda.
c. ( ) Os diretores são autoritários em suas
repreensões.
d. ( ) As pessoas têm um forte sentimento de
liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e
mandonas
6-
Circule em cada grupo a palavra que não é sinônimo:
a)
residência – casa – lar – política – moradia.
b)
distante – perto – longe
c)
automóvel – casa – carro – veículo.
d)
professor – mestre – aluno - docente
7- Faça
a correspondência observando os antônimos:
(A)
presença ( ) claro
(B)
forte ( ) impossível
(C)
escuro ( ) cheio
(D)
descer ( ) maldade
(E)
vazio ( ) ausência
(F)
bondade ( ) poucos
(G)
muitos ( ) subir
(H)
possível ( ) fraco
8- Numere a segunda
coluna observando a significação dos homônimos:
(1) acender (
) imposto
(2) ascender (
) local onde se senta
(3) acento (
) prego
(4) assento (
) atear fogo
(5) espectador ( )
que fica na expectativa, espera
(6) expectador ( )
aquele que assiste
(7) tacha (
) subir
(8) taxa ( ) sinal gráfico
9-Assinale as
alternativas em que se utilizou o termo adequado:
a) Não deviam infringir
a lei. (transgredir, desobedecer)
b) O professor retificou
o conceito errado que ele tinha dito antes. (corrigiu)
c) O tráfico de
carros estava muito movimentado em Tucuruí. (trânsito)
d) O tráfego de
carros estava muito movimentado em Tucuruí. (trânsito)
e) A despensa do
trabalho foi adiada.( liberação)
f) A minha despensa está
cheia de alimentos. (local, quarto)
g) O discente é
estudioso. (aluno).
h) O docente
ensina com motivação. (professor)
10. Faça uma pequena redação que tenha o mesmo assunto
do texto que você acabou de ler.
Gabarito
1- Um menino de nome Vilares e
dois companheiros seus; o velho Lobato, que era o diretor da escola; o
vigilante; os alunos do curso primário; o narrador da
história._________________________________
2-O menino Vilares
3-“Menino forte, cara bexigosa, com
um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.”
4- Pessoal
5-. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do
texto:
a. ( ) A convivência com
uma pessoa autoritária é desagradável.
b. ( ) A meninada da escola costuma mover guerra
surda.
c. ( ) Os diretores são autoritários em suas
repreensões.
d. ( ) As pessoas têm um
forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das
pessoas autoritárias e mandonas.
6-a) política
b) perto
c) casa
d) aluno
7- ( C ),
( H ), ( E ), ( F ),
( A ), ( G ), ( D ),
( B ).
8-
( 8 ), ( 4 ), (7 ),
( 1 ), ( 6 ), ( 5 ),
( 2 ), ( 3 ).
9- a, b, d, f, g, h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário