quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prova de português 9 ano


                                                         
                                                                     O VILARES
Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Velares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.  (VIRIATO CORREA.)
Após a leitura do texto responda às questões:
1. Quais são as personagens do texto?


2. Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
3. O autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.
4. Que outro título você daria ao texto?
5. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. (   ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. (   ) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas
6- Circule em cada grupo a palavra que não é sinônimo:
a) residência – casa – lar – política – moradia.
b) distante – perto – longe
c) automóvel – casa – carro – veículo.
d) professor – mestre – aluno  - docente
7- Faça a correspondência observando os antônimos:
(A) presença            (  ) claro
(B) forte                   (  ) impossível
(C) escuro                (  ) cheio
(D) descer                (  ) maldade
(E) vazio                   (  ) ausência
(F) bondade              (  ) poucos
(G) muitos                (  ) subir
(H) possível             (  ) fraco
8- Numere a segunda coluna observando a significação dos homônimos:
(1) acender         (  ) imposto
(2) ascender       (  ) local onde se senta
(3) acento           (  ) prego
(4) assento         (  ) atear fogo
(5) espectador    (  ) que fica na expectativa, espera
(6) expectador    (  ) aquele que assiste
(7) tacha             (  ) subir
(8) taxa               (  ) sinal gráfico
9-Assinale as alternativas em que se utilizou o termo adequado:
a) Não deviam infringir a lei. (transgredir, desobedecer)
b) O professor retificou o conceito errado que ele tinha dito antes. (corrigiu)
c) O tráfico de carros estava muito movimentado em Tucuruí. (trânsito)
d) O tráfego de carros estava muito movimentado em Tucuruí. (trânsito)
e) A despensa do trabalho foi adiada.( liberação)
f) A minha despensa está cheia de alimentos. (local, quarto)
g) O discente é estudioso. (aluno).
h) O docente ensina com motivação. (professor)
10. Faça uma pequena redação  que tenha o mesmo assunto do texto que você acabou de ler.





Gabarito
1- Um menino de nome Vilares e dois companheiros seus; o velho Lobato, que era o diretor da escola; o vigilante;  os alunos do curso primário; o narrador da história._________________________________
2-O menino Vilares
3-“Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.”

4- Pessoal
5-. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. (   ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. (   ) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.
6-a) política
b) perto
c) casa
d) aluno
7- ( C ),  ( H ),  ( E ),  ( F ),  ( A ),  ( G ),  ( D ),  ( B ).

8- ( 8 ),  ( 4 ),  (7 ),  ( 1 ),  ( 6 ),  ( 5 ),  ( 2 ),  ( 3 ).
9-  a, b, d, f, g, h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário