sábado, 24 de maio de 2014

Atividade para aula de ensino religioso

1)      Leia a história, identifique as emoções das personagens e responda:
          Era uma vez duas abelhas sentadas na entrada da colmeia... Durante muito tempo havia bramido um violento temporal...
          _ Por que ainda voar? _ queixava-se uma abelha. _ Por toda parte reina uma triste desolação. Que posso fazer? _ e ficou abatida no seu lugar.
          _ As flores são mais fortes que o temporal. _ respondeu a outra. _ Em algum lugar deve ainda haver flores e elas esperam a nossa visita. Vou-me embora.

a)      Como se sente a primeira abelha?
b)      Como a segunda abelha reagiu?
c)      Na sua opinião, qual das duas tem mais chance de se dar bem na vida? Por quê?
2)      Você já percebeu que nosso corpo reage de acordo com nossas emoções? Quando estamos com medo, por exemplo, podemos suar e tremer.
Explique como o corpo pode reagir diante das emoções abaixo.
a)      Aflição:
b)      Amor:
c)      Alegria:
d)      Raiva:
e)      Tristeza:
f)       Vergonha:
Texto: 2
Parábola do Filho Pródigo.
"Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissoluta mente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai tem abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei Ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado de teu filho; fazei-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lo, e pode-lhe um anel na mão e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se" (Lc 15:11-24).

3- Complete as frases de acordo com o texto.
a) Quantos jornaleiros de meu pai tem abundância de ____________
___________________________________________________________.
b) Levantar-me-ei, ____________________________________________. ____________________________________________________________.

4- O que o filho disse quando beijou o seu pai? ______________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
5- Procure no caça- palavras, algumas palavras citadas no texto.
Porcos - jornaleiros - vestido - anel - alparcas - bezerro
A
S
X
C
B
M
S
B
J
B
A
A
V
A
S
E
R
J
O
R
T
H
E
S
L
E
K
K
D
D
C
I
J
Y
G
Z
E
P
S
Q
X
C
R
Z
C
B
A
N
E
L
A
T
Y
Y
O
E
T
U
L
Y
F
R
T
R
I
Q
P
A
F
H
J
K
D
G
R
I
C
D
J
O
R
N
A
L
E
I
R
O
S
A
O
X
C
V
B
N
A
S
D
G
H
J
S
S
6- O que o pai disse aos seus servos? _______________________
___________________________________________________________________________________________________________.

7- Na sua opinião você acha correto o que o filho fez? Explique com suas palavras.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
8- Se você tivesse a oportunidade de encontrar com esse filho que foi embora de casa, o que você diria? ______________________________________________________________
______________________________________________________________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário